Sobre Nós

Sobre Nós

A Incubadora

A Incubadora de Empresas de Santos é voltada preferencialmente às áreas de TI; software, automação, energia, mobilidade e telecom.

 

A entidade gestora desse empreendimento é a Associação Comercial de Santos – ACS e a administração operacional do empreendimento fica a cargo de um Coordenador Executivo contratado para esse fim. Paralelamente, a Prefeitura Municipal de Santos e o SEBRAE-SP operam oferecendo recursos econômicos e financeiros a toda a operação e gestão.

A Incubadora de Santos atualmente foi projetada para incubar 16 empresas no modo residente, aquelas que ocupam espaço físico na incubadora e conta ainda com os seguintes parceiros: UNISANTOS: Universidade Católica de Santos, UNISANTA: Universidade Santa Cecília, UNIMONTE: Centro Universitário Monte Serrat, UNILUS: Centro Universitário Lusíada, UNIMES: Universidade Metropolitana de Santos, FIESP / CIESP: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo / Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e a CDL: Câmara de Dirigentes Lojistas Santos-Praia.

As regras para o período de incubação e graduação são definidas por Termo de Adesão e Regulamento Interno assinados entre a empresa incubada e a entidade gestora. Nossas consultorias são contratadas de acordo com as normas e procedimentos do Convenio firmado entre ACS e SEBRAE e são prestados por profissionais especializados nas áreas de Marketing, prestando orientação e comercialização do produto, e Finanças prestando análise no que diz respeito ao desempenho econômico-financeiro da empresa, em inovação e tecnologia, através de entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, entre outras áreas que são importantes para que o empresário/empreendedor possa gerir o seu negócio.

A incubadora está instalada na Rua Brás Cubas, 154 na área central da cidade, contando com toda a estrutura urbana possível – rede bancária, cartórios, correios, copiadoras, repartições públicas municipais, estaduais e federais, transporte coletivo urbano e intermunicipal. Sua instalação próxima a Centros de excelência vem ampliar as vantagens oferecidas às empresas incubadas, dentre as quais podemos citar: integração constante com a tecnologia de ponta, proximidade a pesquisadores, professores e laboratórios.

Confira algumas fotos

 

 

Os serviços a serem oferecidos às empresas apoiadas pela Incubadora se constituem em: Serviços compartilhados de infra-estrutura física e logística, tais como: espaço físico para instalação dos escritórios das empresas; com ponto telefônico e internet; segurança; sala de reuniões; recepção e outros serviços de apoio. Serviços Especializados de: apoio para elaboração do plano de negócios das empresas; consultorias especializadas de acordo com as necessidades das empresas em áreas tais como: gestão empresarial, finanças, planejamento, contabilidade, jurídica etc.; acesso a Informação tecnológica; apoio na elaboração de projetos para captação de recursos junto a entidades financeiras e de fomento; apoio em ações mercadológicas, divulgação e comercialização de produtos/serviços das empresas incubadas e orientação e apoio para participação em feiras e rodas de negócios.

Definições

A Incubadora de Empresas é um ambiente que oferece condições especialmente planejadas para favorecer o nascimento e o desenvolvimento de empresas, até que estas tenham condições de trabalhar competitivamente no mercado. A Incubadora de Empresas disponibiliza soluções através de ferramentas de gestão e tecnologia, atuando como uma facilitadora de informações e serviços, ampliando as possibilidades de sucesso das empresas numa economia globalizada, de forma competitiva e com responsabilidade social.

Definição 
Conjunto de pessoas e capacidades, conhecimentos, experiências, rede de contatos, infra-estrutura, histórias, sistemáticas, serviços, que se articulam de forma natural e no sentido de servir de base para o desenvolvimento de um empreendimento inovador.

Identidade
A Incubadora é fruto da parceria instituída entre as forças vivas da comunidade: meio acadêmico, iniciativa privada, entidades associativas e Poder Público.

Missão 
Provocar o Desenvolvimento Tecnológico Regional por meio da criação e incremento de uma Rede Colaborativa de Valor do Conhecimento, bem como pelo apoio a Empreendedores Inovadores na criação e maturação de empresas de atividades estratégicas para a economia local.

Visão 
Fazer de Santos um Pólo Nacional de Referencia da Cultura Empreendedora e da criação de produtos e serviços com alto valor agregado.

Posicionamento
Consolidar a Incubadora como uma plataforma estratégica, institucional e operacional para promover o empreendedorismo inovador como foco nos grandes desafios locais regionais, setoriais e nacionais.

Objetivos Estratégicos

• Apoiar e orientar o aprimoramento empresarial nas suas bases: gerencial, técnica e tecnológica;
• Promover a integração entre empresas, Universidades e instituições de pesquisas científicas;
• Incentivar o empreendedorismo e a inovaçao tecnológica na região;
• Reduzir os riscos de mortalidade das empresas;
• Buscar auto sustentabilidade da incubadora;
• Incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias visando a modernização da estrutura produtiva;
• Promover negócios sustentáveis e desenvolvimento local;
• Contemplar os interesses dos parceiros;
• Difundir a educação e a cultura empreendedora em todos os níveis de ensino;
• Incentivar a implantação de sistemas de pré-incubação nas Universidades parceiras;
• Criar uma Rede Colaborativa de Valor do Conhecimento Científico e Mercadológico na regiao;
• Consolidar o conceito e a imagem da Incubadora junto a parceiros e comunidade;
• Incrementar processos que agreguem tecnologia e valor para as empresas da regiao;
• Construir cultura local de investimentos em Capital de Risco & Angel Investors e Seed Money;
• Construir cultura local de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação para busca de recursos das Agências de Fomento: FAPESP, FINEP e CNPq;

Histórico

A história da Incubadora de Santos inicia-se em 1999, quando a Prefeitura Municipal de Santos em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Estado de São Paulo – SEBRAE e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e seu representante regional o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP se reúnem pela primeira vez com a intenção de convergir esforços para a implantação de uma incubadora no município.

O SEBRAE-SP orientou para que se realizasse um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE da incubadora, e que se convocassem as forças vivas da cidade para captar os parceiros. A Prefeitura se encarregou de conduzir o processo. Foram chamadas mais de 30 instituições, de todos os meios, das quais 25 instituições assinaram um documento de lançamento do projeto, no qual manifestavam apoio à sua criação.

As 25 instituições “fundadoras” foram chamadas para que assinassem, por orientação do SEBRAE-SP, um Protocolo de Intenções que viesse consolidar essas parcerias. Dez instituições aderiram ao projeto, firmando assim a parceria constituída até hoje.

A Prefeitura então galgou esforços para a busca do imóvel mais apropriado para abrigar a Incubadora, e escolheram o imóvel situado na Rua do Comércio nº 44, que se tornou um ícone no projeto de revitalização promovido pela Prefeitura no Centro Histórico.

Os projetos que se apresentaram para concorrer ao Edital de chamada para empresas lançado em fevereiro de 2002 com divulgação na imprensa local provieram de demanda espontânea de empreendedores locais. Foi a vontade do cliente falando mais alto. Razão pela qual, temos assim uma grande maioria de projetos voltados para Tecnologia da Informação, alguns de design, outros de turismo, outros desenvolvendo novas tecnologias.

A contratação do Coordenador da incubadora aconteceu em abril de 2002. Um trabalho intensivo de divulgação da incubadora foi feito junto às Universidades para captar novos projetos, conseguindo 16 projetos inscritos, em junho/2002, dos quais 07 foram selecionados.

Em 26 de setembro de 2002, a incubadora é inaugurada já com as 07 primeiras empresas instaladas. No mês de outubro um novo Edital trouxe à Incubadora 21 projetos, que estariam disputando as vagas restantes da incubadora, foram aprovados mais 07 projetos.

Em meados de 2003, foi realizado mais um processo de seleção de empresas para complementar as 17 vagas da incubadora. Foram apreciados 08 projetos e aprovados 04. Alguns empreendedores, mesmo aprovados, não efetivaram a abertura de suas empresas, não efetivando seu ingresso na incubadora.

Em 2007 a Incubadora já possuía 15 empresas Residentes e 08 empresas Não Residentes, apoiando a partir desse ano empresas externas à Incubadora detentora de um projeto ou necessidades inerentes as áreas e aos apoios fornecidos.

Em 2009, já em novo endereço, na Rua Brás Cubas, 154, a Incubadora de Empresas de Santos abriga 16 Residentes e apóia 16 Não Residentes.

Vantagens

Diferenciais
• Abertura de oportunidades de negócio e de expansão de mercado, graças à localização estratégica: próxima ao Porto, à Capital e às demais cidades da Baixada Santista;

• Consultores credenciados; realizando consultorias para cada empresa;

• Espaço físico e infra-estrutura a baixo custo.

• Participação no network da Incubadora envolvendo os contatos com os parceiros: poder público, privado e acadêmico.

Espaço físico e instalações
O imóvel da Incubadora de Empresas de Santos possui cerca de 1200 m² de área construída, com modernas instalações internas para receber as 16 empresas residentes. Distribuídos em quatro pavimentos estão: uma sala multiuso para 25 pessoas, recepção/secretaria, sala de reuniões, almoxarifado, copa, refeitório.

O imóvel possui 16 boxes com área média de 25 m² cada, onde se instalam as empresas incubadas. Cada box tem uma entrada de energia elétrica, além de ponto para internet e telefone.

 

Necessidades

Facilidades

Espaço físico para a implantaçao da empresa.

Infra-estrutura de um Box para
instalaçao da empresa.

 Necessidade de experimentação na busca de melhoria de seu produto.

Utilização de laboratórios de instituições de ensino e pesquisa.

Necessidade de contato com clientes e pesquisa de concorrentes.

Uso compartilhado e acesso a Internet.

Espaço físico para reunir-se com clientes e investidores.

Utilização de sala de reuniões, sala multiuso.

Necessidade de orientação na gestão do negócio e adequação do produto/serviço.

Obtenção de consultorias e assessorias a custos subsidiados.

Aprimoramento técnico nas áreas de gestão em áreas específicas do projeto.

Participação a cursos e treinamentos a custos reduzidos e/ou subsidiados.

Orientação e acompanhamento gestão do negócio.

Acompanhamento, avaliação e orientação interna nas atividades.

Busca de recursos para melhor desenvolvimento do negócio.

Apoio na elaboração de projetos de financiamento.

Política de preços
Atualmente a empresa paga uma taxa de contribuição evolutiva de ano para ano e que deve ser consultada no ingresso à Incubadora.

Serviços
• Sistemas compartilhados de infra-estrutura física e logística;
• Espaço físico individual para instalação da empresa;
• Instalações apropriadas para linha telefônica e Internet;
• Serviços de limpeza e segurança de áreas comuns;
• Sala de reuniões;
• Recepção;

Serviços Especializados
• Assessoria para elaboração do plano de negócios das empresas;
• Assessoria na área de Marketing;
• Consultorias especializadas de acordo com as necessidades das empresas em áreas tais como: Gestão Empresarial, Finanças, Planejamento, Contabilidade, Jurídica, Comércio Exterior.
• Consultorias tecnológicas especializadas visando a melhoria dos produtos e/ou processos desenvolvidos na Incubadora;
• Acesso a Informação Tecnológica;
• Apoio na elaboração de projetos para captação de recursos junto a entidades financeiras e de fomento;
• Apoio em ações mercadológicas, divulgação e comercialização de produtos/serviços das empresas incubadas;
• Orientação e apoio para participação em feiras, rodas de negócios.